terça-feira, 26 de junho de 2007

Yoshio Okamura recebe condecoração do governo japonês



O empresário Yoshio Okamura recebeu do governo japonês a condecoração “Ordem do Sol Nascente, Raios de Ouro e Prata” em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à comunidade. A condecoração foi entregue no dia 13 de junho, em Curitiba-PR, pelo cônsul geral do Japão no Paraná, Soichi Sato. O evento contou com a presença de familiares, amigos e dos deputados estaduais Rui Hara e Luis Nishimori.
Em nome do governo japonês, o cônsul agradeceu a Okamura ao trabalho realizado em prol da comunidade nipo-brasileira. “Estamos às vésperas da comemoração do centenário e pediria ao senhor Okamura que continue ajudando, pois muitos eventos estão marcados para festejar esta memorável data”.
O presidente da Associação Cultural e Beneficente Nipo-Brasileira de Curitiba, Jorge Yamawaki, comentou sobre a satisfação em ver o reconhecimento do trabalho de Okamura. “Apesar de ter tantas atividades, Okamura sempre se dispôs a ajudar a comunidade nipo-brasileira e também a sociedade brasileira através de sua empresa, contribuindo assim para o desenvolvimento sócio-econômico de nosso Estado”.
Bastante emocionado, Okamura agradeceu a todos que o ajudaram a conquistar esta homenagem. “Nunca pensei que um dia teria a oportunidade de receber tão alta distinção e se isto ocorreu é graças ao apoio da família e de tantas pessoas que ajudaram nesta empreitada”.
Yoshio Okamura nasceu em 20 de setembro de 1929, em Hiroshima – Japão e aos 07 anos, em 1936, veio para o Brasil. A família Okamura morou em São Paulo até 1939 quando se mudou para Assai, cidade localizada no Norte do Paraná. Assim que se casou, em 1953, mudou-se para Curitiba. Foi na capital do Paraná que fundou, em 1965, a Yok Equipamentos S/A, empresa onde até hoje ocupa o cargo de diretor-presidente.
Em toda sua vida, Okamura tem trabalhado em prol da comunidade nipo-brasileira. Como vice-presidente da comissão de construção da Casa dos Estudantes da Associação Beneficente Nipo-Brasileira de Curitiba ( Cenibra), ajudou a angariar recursos para que a obra fosse concluída em 1979. Como presidente da Associação Beneficente Nipo-Brasileira de Curitiba, criou a comissão de pesquisa do curso de Japonês e, em setembro de 1983, iniciou o curso de Japonês para aproximadamente 100 alunos, contribuindo para o desenvolvimento no ensino da Língua Japonesa em Curitiba.
Como vice-presidente da Câmara do Comércio e Indústria Brasil-Japão do Paraná, tem auxiliado no intercâmbio econômico Japão-Brasil, assessorando as empresas japonesas que se instalaram no Paraná. Como presidente da Yok Equipamentos, contribuiu para o desenvolvimento de maquinários agrícolas trazendo a modernidade aos agricultores.