Renato Mazanek e Luiz Renato Ribas, pioneiros da TV paranaense prestigiam a jornalista Rosirene Gemael. (lente esperta de Marcos Libretti)
O Espaço Cultural BRDE/ Palacete dos Leões promoveu nesta quarta-feira,06, o lançamento de "Jornalismo Cultural: Um Resgate", retomando o movimento jornalístico cultural das décadas de 70, 80. A idéia partiu da pesquisadora Selma Sueli Teixeira que reuniu o trabalho de sete jornalistas, Adélia Maria Lopes, Dinha Ribas, Marilu Silveira, Rosirene Gemael, Aramis Millarch, Zeca Leite e Reynaldo Jardim.
O primeiro volume contempla quatro jornalistas mulheres : Adélia Maria Lopes (ex- editora de Cultura do Estado do Paraná), Marilu Silveira (ex-editora de Cultura do Jornal Correio de Notícias, criadora do caderno ANEXO), Rosirene Gemael (Editora do Caderno de Cultura do Correio de Notícias e da Revista Quem) e Dinah Ribas Pinheiro ( assessora de Imprensa da Fundação Cultural de Curitiba durante 27 anos, atualmente na ASCOM do BRDE/ Palacete dos Leões). O fato curioso, as quatro jornalistas são formadas na mesma turma de 1972, do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Paraná. O livro contem entrevistas, fotos, matérias redigidas por elas nos diferentes veículos onde trabalharam.O segundo volume possui o mesmo título e reúne os mesmos conteúdos de três jornalistas homens:Zeca Leite; (ex-editor de Cultura do Jornal Folha de Londrina), Reynaldo Jardim, atualmente residindo em Brasília, conhecido nacionalmente pela reestruturação do Caderno B do Jornal do Brasil, na década de 60. Aqui em Curitiba ele foi editor cultural do Diário do Paraná e Jornal do Estado. O terceiro é o jornalista Aramis Millarch, falecido em 1992, criador da coluna tablóide no Jornal O Estado do Paraná e um dos mais importantes críticos brasileiros na área de música e cinema.