sábado, 1 de dezembro de 2007

A Nova Dama de Shangai


Em 1947 o diretor Orson Welles então casado com Rita Hayworth dirige um de seus mais famosos clássicos noir, A Dama de Shangai. Um filme brilhante e polêmico onde o diretor tenta alterar a imagem de Rita, cortando seus lindos cabelos e tingindo-os de loiro. Incompreendido em sua época ele é hoje um filme que não pode faltar na galeria do mais exigente cinéfilo. E assim como Rita Hayworth se tornou a musa do oriente dos anos 40, outra mulher decidida e corajosa percorre os caminhos da Ásia, num longo tour de paragens exóticas. Falamos aqui da empresária Maria Inês Borges da Silveira ,que circulou por Nagasaki, Shangai, Hong Kong, entre outras cidades. Confira fotos exclusivas de uma das mulheres mais admiradas de nossa sociedade.

Maria Inês diante da milenar muralha da China, símbolo do espírito nacional dos chineses. Sua construção data de 770-475 A.C. A Grande Muralha extende-se por cinco mil kilometros de leste a oeste no norte da China como um imenso dragão percorrendo seu caminho pelos desertos e montanhas.


Em seu circuito pelo Oriente, Maria Inês percorreu em Nagasaki (Japão) os jardins de "Glover Garden", que abriga a famosa estátua da artista Tamaki Miura(1884-1946), cantora lírica famosa pela sua performance de Cio-Cio San na ópera "Madame Butterfly", de Puccini.


Tamaki Miura