quarta-feira, 9 de maio de 2007

Lapa ganha novo espaço cultural

O Cine Teatro Imperial, também conhecido como Cine Imperial, será reinaugurado nesta sexta-feira, dia 11, às 20 horas, com a presença do governador Roberto Requião e autoridades do Estado. Na ocasião será exibido o filme Cafundó – uma premiada produção brasileira dirigida por Paulo Betti e Clóvis Bueno filmada no Paraná. Originalmente construído em 1943, o cinema teve sua reforma, restauro e ampliação executados numa parceria entre as secretarias de Cultura, Obras, Desenvolvimento Urbano ) e o Serviço Social Autônomo Paranacidade.
Após as obras, o Cine Teatro Imperial, localizado no Centro Histórico da Lapa, está com capacidade para 300 lugares. O novo cinema terá modernos equipamentos de cenotecnia, vestimenta cênica, iluminação, sistema de sonorização e vídeo, poltronas. As obras incluíram infra-estrutura, alvenaria, impermeabilização, esquadrias de madeira e alumínio, cobertura, instalações hidrossanitárias, elétricas e telefônicas, além de ar condicionado, revestimento de pisos, paredes, forros, vidros e pintura. Os projetos de recuperação do imóvel, do mobiliário de exposição e o luminotécnico são assinados pela Coordenadoria do Patrimônio Cultural (CPC), da Secretaria de Estado da Cultura.
Histórico - O Cine Imperial foi construído em 1943, em substituição ao Cine Elite, que pegou fogo no mesmo ano. O Cine Elite foi um dos cinemas pioneiros do Paraná e do Brasil, pois funcionou desde o advento do Cinema, no início do século XX.
A reforma do Cine Imperial contemplou os espaços internos e externos da construção. A fachada do local foi mantida, porém com alguns acréscimos. O mesmo espaço contará com uma tela para a projeção de filmes e um palco para apresentações teatrais. Foram construídos, além do palco, uma área destinada aos bastidores, camarins, vestiários e salas de figurino. Lateralmente foram feitas as coxias, que dão acesso aos bastidores.
Com o espaço modernizado, o número de lugares diminuiu de 500 lugares para 300 lugares, por causa da edificação do palco para apresentações teatrais. Trata-se de uma restauração e uma construção simultâneas para a adequação das instalações. Segundo a secretária de Estado da Cultura, Vera Mussi Augusto, a finalização desta obra vai proporcionar melhorias culturais e turísticas na cidade. "A Lapa hoje é um roteiro nacional de turismo e faltava na cidade um espaço para grandes reuniões e convenções, que agora terá", afirmou a secretária.
Serviço:
Inauguração do Cine Teatro Imperial (R. Werstphalen s/nº - Centro Histórico da Lapa) - sexta-feira, dia 11, às 20 horas.
Na ocasião será exibido o filme Cafundó – produção brasileira dirigida por Paulo Betti e Clóvis Bueno.