segunda-feira, 10 de setembro de 2007

Os premiados do Festival de Cinema da Lapa


Cerca de 20 mil pessoas circularam durante a semana do Festival de Cinema da Lapa. Criado pelo Instituto Histórico e Cultural da Lapa o festival reuniu produções paranaenses além de criar uma categoria de vídeos universitários. Destaque também para as oficinas de cinema ministradas pelos cineasta Fernando Severo e Gil Barone. Segundo a presidente do festival, Maria Inês Borges da Silveira a idéia foi de “contemplar o público do interior com a nova produção brasileira, incentivando a dessiminação cultural, dando oportunidade ao surgimento de novos talentos e enriquecendo a experiência estética da população”. Durante seis dias o público conferiu mostras de shows musicais promovido pelo Museu da Imagem e do Som e uma mostra de curtas do projeto “Casos e Causos” da RPC – Rede Paranaense de Comunicação. O produtor Rubens Gennaro deu declaração pública que pretende doar em 2008 para o Museu da Imagem e do Som, o material de making off, fotografias e figurinos da produção Ítalo-Brasileira “Garibaldi in América”, cujo lançamento nacional está previsto para o segundo semestre de 2008.
Os vencedores do Festival em suas principais categorias foram:
Direção – Estevan Silvera e Beto Carminatti por Balada do Vampiro
Ator – Ary Fontoura por Terra Incógnita de Gil Barone e Beto Carminatti
Atriz – Mariana Zanette por Inferno, de Geraldo Pioli
Roteiro – Paulo Munhoz, por Pax
Melhor Filme – Visita Intima de Joana Nin.
As exibições aconteceram no Cine Teatro Imperial e o encerramento no Pantheon dos Heróis com telão ao vivo e presença da atriz Letícia Sabatella que encantou a todos com seu charme e simpatia. Ela distribuiu autógrafos e posou para fotos.
Confira quem circulou pelo Festival de Cinema da Lapa: Vânia Dalmaz, Gladys França, Dinha Ribas, Elói Pires Ferreira, Estevan Silvera, Joana Nin, Calixto Hakim, Josina Melo, Fernando Severo, Gil Barone, Tiago Chiminazzo, Ricardo Grota, Rubens Gennaro, Virginia Moraes, Danilo Pschera, Diego Lopes, Jader da Rocha, Roberto Pitella entre outros.


O encanto de Leticia Sabatella


Leticia Sabatella e Maria Ines Borges da Silveira, presidente do Festival

Leticia Sabatella, Luis Gagliastri, criador do troféu e a premiada cineasta Joana Nin, com o melhor curta do Festival.

O produtor Antonio Carlos Domingues entrega troféu de melhor direção para Estevan Silveira/Beto Carminatti por Balada do Vampiro



Vania e Paulinho Dalmaz na companhia do Prefeito da Lapa, Miguel Batista


André Luiz da Secretaria Muncipal de Educação e Leticia Sabatella


Rubens Gennaro, Verginia Moraes, Maria Inês Borges da Silveira e Joana Nin