sexta-feira, 30 de maio de 2008

Pessoalmente Fernando no palco do Teatro Barracão


Vencedora de três Troféus Gralha Azul está em temporada até o dia 6 de julho no Teatro Barracão


A montagem Pessoalmente Fernando, vencedora de três Troféus Gralha Azul (sonoplastia, Cesarti; revelação criador, Áldice Lopes; ator, Rafael Camargo (foto Daniel Sorrentino) está em cartaz até o dia 6 de julho, de sexta a domingo, às 21 horas, no Teatro Barracão. A peça tem texto de Edson Bueno, direção de Áldice Lopes e produção de Isidoro Diniz.
A alma de Pessoalmente Fernando nasceu dos textos de Fernando Pessoa e de seus heterônimos (Alberto Caeiro, Ricardo Reis e Álvaro de Campos). Um homem, por volta dos 40 anos, retorna à casa dos pais, após a morte deles, e mergulha nas lembranças de sua vida. Indagações que mostram que a solidão costurou os fatos da vida dele.
Não há cenário, personagem com nome ou um figurino específico. Somente a pontuação de luz e gestos sutis de Rafael Camargo definem quem está em cena. "Neste caso, o mínimo é o máximo. É um espetáculo minimalista, pequeno e delicado. A iluminação e a sonoplastia são personagens que se completam na emoção de cada cena", afirma Lopes.
Autor / ator – Edson Bueno levou dois meses para escrever o texto de Pessoalmente Fernando. "O que mais gosto no escritor é a relação calma e natural que ele tem com a vida. A poesia das coisas está nela mesma, não em significados falsos que damos a elas. E a aceitação da vida sem preconceitos nem mitificações que só fazem você perder contato com ela, com o melhor que ela tem pra te oferecer". De todos, ele confessa que se identifica mais com Alberto Caeiro justamente por esta placidez.
O autor afirma que a tônica do texto é a solidão. Segundo ele, é muito difícil ser alguém que opta por se marginalizar da vida. O personagem foge de uma vida medíocre para uma outra e não consegue se livrar da mediocridade íntima. A solidão de não conseguir se comunicar com o que se tem de mais verdadeiro e puro. Um homem que só consegue se comunicar com o mundo através do simulacro, através de uma coisa que ele inventou pra fugir dele mesmo.
Rafael Camargo conta que recebeu com alegria a possibilidade de voltar aos palcos. "É um retorno afetivo, depois de alguns anos afastado da carreira. O palco sempre me emocionou. Desde criança sempre fui atraído pelo espetáculo e pelo ritual da representação. E Fernando de qualquer ato Pessoa é a ambição primeira, a palavra em sua absoluta beleza", afirmou.
Para preparar os "fernandos" que passam pelo texto, ele buscou a linha da solidão humana que permeia as palavras da montagem, sem perder a poesia que também está presente. "Estamos falando de um universo único, próprio, singular, obscuro, enigmático".
Projeto – Isidoro Diniz criou o projeto da montagem de Pessoalmente Fernando em 2006. A possibilidade de trabalhar a obra literária do escritor português e suas outras "personalidades" era um sonho antigo que se tornou possível graças as parcerias dos amigos. "Pedi para o Áldice dirigir a peça e, na seqüência o Edson e o Rafael também integraram o projeto. O resultado se transformou em três Troféus Gralha Azul", comemora Diniz.



Serviço
Pessoalmente Fernando
Teatro Barracão
Rua 13 de Maio, 160
Centro
F: 41 3223.5517
Até 6 de julho (de sexta a domingo) às 21hIngressos: R$20,00 e R$10,00



Cidade lança campanha institucional


O Shopping Cidade, de Curitiba, acaba de lançar uma nova campanha institucional: "O shopping que evolui com você”. Criadas pela Agência Elétrica, as peças inauguram o conceito de evolução do centro de compras e tem como base todas as ações de comunicação desenvolvidas durante o ano. A campanha é composta por comerciais de televisão e materiais internos.

O primeiro filme mostra um menino dentro de uma piscina de bolinhas falando porque a família dele vai ao Shopping Cidade. O personagem fará parte de todos os filmes da campanha até o final do ano. De acordo com o diretor de criação da Elétrica, Luiz Henrique Groff, "a idéia é mostrar a variedade de atividades oferecidas no Shopping, que é preparado para toda a família. A imagem de um menino inteligente representa a evolução das pessoas e do Shopping Cidade".

A gerente de marketing do empreendimento, Bianca Camargo, lembra que desde a inauguração o centro de compras passou por muitas mudanças e hoje tem um mix de lojas bem variado, com uma praça de alimentação completa, que conta com restaurantes como o Box Curitiba, que já faz um grande sucesso no Mercado Municipal, e lanchonetes consagradas como o Chef Vergè e Tropical Banana, reconhecido pela grande variedade de sucos e produtos naturais. "Além disso, temos cinema e lojas com produtos a preços mais imbatíveis. Por isso, temos um ticket médio acima do que é normal no mercado de shopping centers", destaca Bianca.


FICHA TÉCNICA:
Campanha: Evoluídos
Agência: Elétrica ComunicaçãoAnunciante: Shopping CidadeDireção de Criação: Luiz Henrique GroffRedação: Murilo DomingosDireção de Arte: Marcelo PrzedzmirskiProdutora de Filme: Softcine Vídeo
Produtora de Áudio: Twist and Shout
Produção Gráfica: Alessandro dos SantosMídia: Vera OliveiraDireção de Atendimento: Michelle ReffoAtendimento: Thiago OliveiraAprovação: Bianca Camargo




A propaganda externa na rota das discussões


A poluição visual não é a responsável pela mudança
Muito tem se falado sobre a nova regulamentação da propaganda externa. Uma medida que começou com o "Projeto Cidade Limpa", em São Paulo, e se estendeu para outras capitais, incluindo Curitiba. De acordo com Cícero Lago, publicitário e sócio-proprietário da agência de propaganda 4.3.3. Comunicação, o que está acontecendo nas principais cidades brasileiras é um patrulhamento estético e não um combate à poluição visual.
O publicitário cita que não há estudo, notícia ou referência de dano causado ao ser humano pela mídia urbana. Ele lembra que existem pesquisas apontando como as poluições atmosférica e sonora afetam a saúde, mas não fazem qualquer menção quanto à visual. “O que está acontecendo no Brasil é uma tendência mundial e não uma ação contra a poluição”, destaca. Lago comenta que basta observarmos que nenhuma grande metrópole proibiu completamente anúncios exteriores. “Isto por si só mostra que não há malefícios comprovados para a saúde”, diz.
Na capital paranaense as restrições já causam muitas mudanças no mercado publicitário. “Outros segmentos devem ganhar impulso com a restrição à propaganda de rua. “A substituição por mobiliário urbano (cartazes e painéis), ou ainda a publicidade indoor, devem ganhar espaço”, fala Lago. O decreto em Curitiba estabelece novos limites para instalação de outdoors e letreiros nos imóveis, padroniza o formato, o tipo de material e a instalação de painéis publicitários. Também estabelece regras para a instalação de publicidade na fachada de edifícios.
Perfil 4.3.3.

A Agência de propaganda 4.3.3 Comunicação possui dez anos de experiência e diversos clientes de atuação nacional. A empresa, comandada pelos publicitários André Strauss, Bud Distefano e Cícero Lago, possui sede fixa em Curitiba e mantém uma filial em Francisco Beltrão, interior do Paraná. O nome da agência surgiu em homenagem a uma estratégia de futebol, onde o objetivo é jogar no ataque, sempre pra frente. Na carta de clientes da agência fazem parte a Vale Fértil, Marel Indústria de Móveis, Afrebras, Serra Verde Express, Restaurante Albatroz, Saint Germain, CEC Concursos, Pizza em Casa, KF Carnes, Intercontrol, entre outros. A empresa é especializada em campanhas publicitárias e embalagens. Mais informações no site http://www.433comunicacao.com.br/.