quinta-feira, 3 de abril de 2008

Agenda de abril 2008





CINEMA E DEBATE

"Reflexões sobre Identidade Cultural no Paraná".
Divisões de Antropologia e Ação Educativa.PRIMEIRO ENCONTRO DIA 29 DE ABRIL DE 2008 PÚBLICO ALVO: PROFESSORES E PEDAGOGOS DAS ESCOLAS PÚBLICAS E PRIVADAS

LOCAL: MUSEU PARANAENSE. RUA KELLERS, 289 – ALTO SÃO FRANCISCO

HORÁRIO:14:00 ÀS 17:00VAGAS: 50 (CONFIRMAR PRESENÇA ANTECIPADAMENTE)FONE (41) 33043315 / 33043318 ENTRADA FRANCA



Com objetivo de ampliar suas atividades junto as escolas do Paraná, o Museu Paranaense além das visitas orientadas está oferecendo para este ano de 2008, uma atividade de aperfeiçoamento voltada para atender as demandas dos professores, pedagogos e coordenadores do ensino básico, fundamental e médio.


Trata-se do projeto "Cinema e Debate: Reflexões sobre Identidade Cultural no Paraná", coordenado pelas divisões de Antropologia e de Ação Educativa. Esta atividade compreenderá a projeção de documentários produzidos no Paraná, seguida de debates com os diretores dos filmes e pesquisadores da área. O foco principal será a diversidade cultural paranaense, onde serão abordados temas tais como: imigração, cultura popular, povos indígenas e comunidades quilombolas.
Trata-se de uma programação mensal voltada aos professores e pedagogos da rede estadual, municipal e também das escolas de ensino privado, a qual será realizada no auditório do Museu Paranaense, no período de abril a novembro, sempre na última terça-feira de cada mês no horário das 14: 00 as 17:00. PROGRAMAÇÃO 1º SEMESTRE DE 2008MÓDULO 1:

CULTURA POPULAR
FANDANGO Data: 29/04
Debatedores:
Aurélio Domingues, arte educador, roteirista e fandangueiro da Associação Mandicuera, Ilha de Valadares - Paranaguá
Roberto Pitella, professor da Escola de Belas Artes do Paraná, fotógrafo e roteirista
Patrícia Martins, professora e mestre em antropologia social
CATOLICISMO POPULAR: Bandeira do Divino e Dança de São Gonçalo
Data: 27/05Debatedores:
Aurélio Domingues arte educador, roteirista e fandangueiro da Associação Mandicuera, Ilha de Valadares - Paranaguá.
Liliana Porto, doutora em antropologia social, professora do Curso de Ciências Sociais e do Programa de Mestrado em Antropologia Social pela UFPR
Roberto Pitella, professor da Escola de Belas Artes do Paraná, fotógrafo e roteirista

MÓDULO 2:

CULTURA AFRO-BRASILEIRA
COMUNIDADES QUILOMBOLAS
Data: 24/06Debatedores:
Geraldo Silva, professor e mestre em história, integrante do Grupo Clóvis Moura do Governo do Estado do ParanáRicardo Cid Fernandes, doutor em antropologia social e professor do Curso de Mestrado em antropologia Social da UFPR.


Vaidade masculina cada vez mais em alta
Preocupação com a estética não é um problema apenas feminino


Está cada vez mais comum a procura pelos homens em manter a boa aparência. O público masculino já não se constrange em freqüentar salões de beleza, clínicas de estética e cirurgia plástica, spas e centros de massagens terapêuticas. A preocupação com os cabelos, sobrancelhas, gordura localizada, entre outros fatores estéticos, já não são problemas apenas femininos.

Cristiane Camargo Pasquini, técnica em maquiagem definitiva, comenta que os homens de hoje em dia depilam os pêlos, pintam os cabelos, usam cremes para retardar o envelhecimento e estão abertos a todo tipo de tratamento estético. “Os homens estão bem menos preconceituosos em relação a cuidar do corpo. Estima-se que o mercado da vaidade masculina movimenta cerca de U$ 12 bilhões por ano no mundo”, destaca.

A micropigmentação também está sendo muito procurada pelo público masculino. De acordo com Pasquini, aproximadamente 25% das pessoas que a procuram para fazer o tratamento são homens. “A maioria do público masculino procura a técnica com o intuito de camuflar alguns defeitos da pele como cicatrizes, vitiligo, alopécia (calvície), queimaduras, entre outros. Além disso, muitos homens também procuram o tratamento para fazer a pigmentação da sobrancelha”, afirma.

Segundo Pasquini, tanto em mulheres, quanto em homens, o procedimento da pigmentação é o mesmo. A única diferença é que, nos homens, a sobrancelha deve ser feita mais grossa e sem arcar.

“Hoje, mais de 60% dos homens brasileiros dão importância à aparência. Uma pesquisa feita por uma empresa brasileira apontou que aproximadamente 40% dos homens gastam, em média, 20 minutos por dia na frente do espelho. Podemos afirmar que a vaidade masculina está cada vez mais forte. Portanto, as mulheres devem se acostumar a dividir o espelho com seus companheiros”, conclui Pasquini.
Perfil Cristiane Camargo Pasquini
Cristiane Camargo Pasquini é técnica em maquiagem definitiva, camuflagem e correção. Pasquini, certificada pelo Society of Permanent Cosmetic Professionals nos Estados Unidos, utiliza em seu método técnicas e equipamentos norte-americanos desenvolvidos especialmente para o procedimento de micropigmentação, garantindo um procedimento sem dor aos clientes. Além disso, os anestésicos usados durante o tratamento são tópicos e anti-alérgicos e podem ser utilizados em qualquer tipo de pele. Ela atende no Torriton Taunay.



Rede Hiperfarma inaugura nova loja no Sítio Cercado

A Rede Hiperfarma inaugura neste sábado uma nova loja em Curitiba. A nova farmácia está localizada no bairro do Sítio Cercado (Rua Nova Esperança, 1787), região sudoeste de Curitiba, e é a quinta loja inaugurada pela rede nesse ano. A nova farmácia terá espaço para conveniências, contará com serviço de disk-entrega para a região e em breve estará atendendo o Programa farmácia popular.

A abertura da loja está prevista para as 9h. Os clientes serão recebidos com muita festa e animação e haverá distribuição de pipoca e algodão-doce. Para as crianças, diversas brincadeiras como piscina de bolinhas, cama elástica e distribuição de pirulitos.

Sobre a Hiperfarma
Com 98 lojas em 21 municípios dos estados do Paraná e Santa Catarina, a Hiperfarma é uma rede associativista de farmácias e, em 2008, completa 10 anos de atuação. É associada à FEBRAFAR (Federação Brasileira de Redes Associativistas de Farmácias) e, atualmente, a única rede de farmácias de Curitiba autorizada a conceder aos seus clientes o cartão de crédito consignado para aposentados e pensionistas, de acordo com a Lei Federal 10.820.