

No dia 10 de novembro de 2.003, um grupo de pessoas imbuídas do mais alto grau de sensibilidade pelo bem comum da sociedade paranaense e acreditando na parceria da sociedade civil e pública, foi convidada por Maria Amélia Junginger, Diretora do MIS – MUSEU DA IMAGEM E DO SOM da época, para a fundação da SAMIS – SOCIEDADE DE AMIGOS DO MUSEU DA IMAGEM E DO SOM.
A finalidade, além de desenvolver ações de educação, em caráter autônomo ou complementar às desenvolvidas pelo Estado, implementar parcerias com pessoas jurídicas de direito público ou privado, nacionais e internacionais, promover eventos culturais com o MIS -
MUSEU DA IMAGEM E DO SOM, visava em primeira instância, executar projetos e programas de preservação e registro da memória das manifestações audiovisuais, fotográficas e sonoras, ocorridas no Paraná e no mundo, como a chegada do homem à lua, material que estava em péssimo estado de conservação além do próprio imóvel que abrigava o acervo.
O acervo foi transferido para o complexo, no bairro de Santa Cândida, onde está sendo feito um minucioso trabalho de limpeza, catalogação e armazenamento adequado.
O imóvel oitocentista, que se reveste de relevante valor arquitetônico e histórico especialmente por ter sediado o Governo do Estado de 1.892 a l.938, tombado, em 20 de junho de l.977,encontrata-se, como todos sabem, em péssimo estado, solicitando imediato restauro.
Após todos os percalços inimagináveis, os trâmites burocráticos, apresentação dos documentos pertinentes, culminamos na data de hoje, com a assinatura do Contrato para o Patrocínio de Restauro da Sede do Museu da Imagem e do Som do Paraná, que entre si celebram a CEF - Caixa Econômica Federal e a SAMIS - Sociedade de Amigos do Museu da Imagem e do Som.
A primeira fase termina na data de hoje, com as assinaturas, sendo que os trabalhos iniciam-se, com a formação das equipes da SAMIS: Técnica, para o acompanhamento do projeto e da obra; Administrativa/Financeira, para as prestações de contas, que serão referendadas na próxima Assembléia.
Tenham a certeza, que todas as etapas serão amplamente divulgadas, como também a prestação de contas, claras e transparentes, seguidas de periódicas auditorias.
Paralelamente, o Calendário Cultural da SAMIS de 2.008, prevê eventos para a comemoração dos 100 anos da nascimento de Carmem Miranda, dos 100 anos da Imigração Japonesa e o ano que está sendo institucionalizado no Brasil, no próximo 21 de fevereiro, O Dia do Imigrante Italiano.
Queremos divulgar também que desde o final de dezembro de 2.007, a Sede da SAMIS está situada, na Rua Barão do Rio Branco, 370 – térreo, local privilegiado para acompanhar as obras de restauro do MIS.
Queremos agradecer: o 1o. Vice-Presidente, Dr. Victor Feijó Filho, parceiro de todas as horas, a Diretora Executiva, Dra. Rosane Pabtz Caldeira Smuzek, ao Dr. Manuel Eduardo Alves Camargo e Gomes, nosso Vice-presidente Jurídico, que dispôs seu precioso tempo às nossas causas, aconselhando e revisando toda a documentação pertinente, em inúmeras reuniões nos seus escritórios,como também Dr. Marco Malucelli, membro do Conselho Fiscal, Senhor Constantino Viaro, Tereza Melo e Silva, Maria Inês Borges da Silveira, Maria Eliza Paciornik,
Maria Cecília de Leão Rosenmann, aos cineastas, fotógrafos e a comissão de som,aos jornalistas na figura de Juril Carnasciali e a todos os associados da SAMIS. À Secretária de Estado da Cultura, Professora Vera Haj Mussi Augusto e a diretora do MIS Stefanie Freiberger, pela confiança em nós depositada.
E lembrando uma certa propaganda já de domínio público:
VEM PRÁ SAMIS VOCÊ TAMBÉM, VEM.
Muito Obrigada,
Cav. Conceição Barindelli
Presidente
Curitiba, 19 de fevereiro de 2.008.