segunda-feira, 23 de junho de 2008

Alberto Massuda ganha centro cultural e gastronômico em Curitiba

auto retrato de Massuda


Um local que irá unir arte, cultura e gastronomia. Essa é a proposta do Centro Cultural e Gastronômico Alberto Massuda, que será inaugurado em Curitiba no mês de julho. Trata-se de uma casa de 500 m2, construída em 1905 e tombada pelo patrimônio histórico na Rua Trajano Reis, 443, no bairro São Francisco.
Completamente revitalizado, o Centro conta com 3 pavimentos. No primeiro andar fica a galeria, que será destinada a exposição de artes plásticas. O térreo concentra parte da área do restaurante e espaço para lançamento de obras literárias. No subsolo fica outra área de restaurante, espaço para música ao vivo e um deck, onde haverá a projeção e lançamento de filmes e apresentações teatrais. A casa tem capacidade para 180 pessoas sentadas.
À gente do empreendimento está o médico Cadri Massuda, filho do artista plástico Alberto Massuda, falecido em 2000. “Ele deixou um rico acervo, com mais de 400 desenhos e 100 quadros”, comenta Cadri. Inicialmente, o espaço prestigiará as obras de Massuda, no entanto a idéia é futuramente prestigiar os artistas paranaenses. Entre os nomes cotados para a próxima exposição está o de Poty Lazzarotto.
O processo de revitalização do teve início a três anos e recebeu cerca de R$ 1 milhão em investimentos. “A proposta foi criar um ambiente agradável, onde se possa desfrutar de bons momentos convivendo com a arte”, define Massuda. A idéia é que as pessoas visitem as exposições ou participem do lançamento dos livros e filmes, e prolonguem a estadia no restaurante. Cada prato do cardápio -, que terá as massas como carro-chefe -, será identificado pelo nome de um artista.

Uma vida dedicada à arte
Nascido no Cairo, Egito, em 1925, Alberto Massuda veio com 33 anos para o Brasil e fixou residência em Curitiba. Em 1958 naturalizou-se brasileiro. Antes de sua chegada, cursou Belas Artes no Egito e Cenografia de Cinema na Itália.
Considerado o precursor do Jovem Surrealismo Paranaense, esteve à frente de importantes movimentos artísticos do Estado, como a Associação Paranaense de Artistas Plásticos. Premiado em diversos salões, as obras de Alberto Massuda hoje fazem parte do acervo de diversos museus como o de Arte do Cairo, Arte Moderna de Alexandria, Arte do Paraná, Arte de Joinville, entre outros, bem como fazem parte de coleções particulares em Roma, Paris Tel-Aviv, Varsóvia e Buenos Aires.

Serviço:
Espaço Cultural e Gastronômico Alberto Massuda
Rua Trajano Reis, 443 – São Francisco
Informações: 41 3076-7202