sexta-feira, 20 de junho de 2008

A tarefa de escolher um bom vinho

Sommelier do Avenida Paulista Pizza Bar orienta a melhor maneira para não errar na opção

Escolher um bom vinho muitas vezes não é uma tarefa fácil. Porém, o sommelier Washington Luiz Uchôa, responsável pelos vinhos do Avenida Paulista Pizza Bar, explica que a tarefa não é tão complicada quanto se imagina. Segundo o especialista, em primeiro lugar deve pensar o que irá acompanhar a bebida, para poder harmonizá-la com o prato. “A inadequação da escolha acaba tirando o sabor da comida como também do próprio vinho. Basicamente, a combinação deve seguir as regras de que os vinhos tintos combinam com massas, bem como com carnes vermelhas, e o branco com peixes, frutos do mar e doces”, destaca.
Uchôa enfatiza que para saber se acertou na escolha deve prestar atenção ao paladar da bebida. De acordo com o especialista, um bom vinho não é amargo nem ácido, deve apresentar aroma agradável e ser levemente encorpado. Além disso, ele comenta que a condição do vinho pode, ser muitas vezes, avaliada pela garrafa. “Ao comprar vinhos avulsos, a melhor opção é escolher os com maior nível de líquido e prestar atenção nas rolhas. Se ela estiver dilatada, o vinho foi guardado em local muito quente e pode ter envelhecido antes do tempo. Já se estiver solta, a bebida provavelmente estará oxidada”, lembra.
O especialista, que está trabalhando no Avenida Paulista desde o final de 2007, diz que quem não tem certeza do que escolher, não deve ter vergonha de perguntar. “Os profissionais desta área estão disponíveis nos principais pontos-de-venda da bebida justamente para proporcionar uma boa opção às pessoas”, comenta. Roberto Magnani, sócio-proprietário do restaurante, diz que a contratação de Uchôa foi fundamental para o aumento do consumo do vinho no Avenida. “As pessoas ousaram experimentar a bebida com as dicas do sommelier. Nossos clientes passaram a tirar suas dúvidas e ter a certeza de ter escolhido um bom vinho”, afirma.

O Avenida Paulista Pizza Bar irá inaugurar no fim de junho uma adega com capacidade para armazenar 1 mil garrafas de vinhos. Os preços variam de R$ 30 a R$ 361.


Perfil Avenida Paulista

O Avenida Paulista Pizza Bar foi eleito a melhor pizzaria de Curitiba e um dos 10 melhores restaurantes da cidade durante a premiação VEJA Curitiba – O Melhor da Cidade 2007/2008. Em dezembro de 2007 recebeu o cobiçado Prêmio Gula como a melhor pizzaria de Curitiba. Seu cardápio oferece pizzas genuinamente paulistas, além de massas, saladas, grelhados, sobremesas, bem como uma carta de vinhos com diversos tipos e marcas de importados. Com mais de 30 sabores de pizza no cardápio, o Avenida tem um ambiente diferenciado, onde é possível ouvir MPB, Jazz e Bossa Nova ao vivo. A casa faz reservas para festas e eventos e oferece o serviço de delivery diariamente pelo telefone (41) 3322-1441. O restaurante se localiza na Rua Emiliano Perneta, 680.