segunda-feira, 16 de junho de 2008

Escritor Guido Viaro lança novo livro

Escritor curitibano lança romance EMBAIXO DAS VELHAS ESTRELAS, na quarta, dia 18 DE JUNHO

O escritor curitibano Guido Viaro lança na próxima quarta, dia 18 DE JUNHO, a partir das 19h30, no Espaço Cultural BETO BATATA seu livro EMBAIXO DAS VELHAS ESTRELAS.
O romance de 237 páginas acompanha a jornada de desprendimento e auto-conhecimento de um personagem masculino, que não tem nome definido. Ele abandona o vilarejo onde mora em busca de uma integração com a natureza, sem saber exatamente o que buscar ou mesmo aonde buscar. Ele sabe apenas do que deseja se afastar.
“O ritmo natural da vida humana é semelhante ao da natureza. Mas a sociedade urbana altera este ritmo, ao criar prioridades ilusórias, ao mesmo tempo em que modifica a essência do ser humano, que não é boa nem má, mas harmônica. Desde que foi quebrada a harmonia natural, o homem passou a buscar outra, que é a vida em sociedade, e que representaria a busca pela harmonia perdida”, comenta Guido Viaro.
Este personagem sem nome se afasta do mundo urbano e de uma rotina pré-estabelecida e parte para uma caminhada mata adentro. Não se sabe a época em que vive ou os locais por onde ele passa. Ao longo da obra, ele narra as impressões deste retorno à natureza em seu contato com paisagens e belezas naturais, como bosques, campos, montanhas, plantas e animais e sua dificuldade em sobreviver e se alimentar. As dificuldades que enfrenta são barreiras menores comparadas à sua escalada rumo ao auto-conhecimento.
“Todos os artifícios e benesses sociais tentam recriar em vão o estado harmônico deixado para trás. Mas a parte mais selvagem do homem nunca aceita verdadeiramente esta nova ordem e sempre busca um retorno para as origens. Assim, a vida em sociedade é uma eterna luta contra a própria essência humana. As gerações se sucedem e o mesmo homem que erigiu as civilizações se encarregará de destruí-las para que a natureza floresça sobre suas ruínas”, afirma Viaro.
Narrado em terceira pessoa, o livro descreve em detalhes esta busca pela harmonia que a civilização tratou de esconder. “Este retorno do personagem é árduo e repleto de sacrifícios, como é qualquer decisão sobre um caminho individual. A natureza não é uma mãe gentil, o corpo sofre, a alma tem sede, os confortos civilizatórios ficam para trás. O que existe pela frente são espinhos e noites que escondem sons desconhecidos”, resume.
EMBAIXO DAS VELHAS ESTRELAS é o quinto romance de Guido Viaro, autor de O Quarto do Universo (que teve versão cinematográfica dirigida pelo próprio autor), A Mulher que Cai, Glória e A Praça do Diabo Divino.
O autor também está disponibilizando o livro para download gratuito no endereço www.guidoviaro.com.br.
Assim como nos livros anteriores, EMBAIXO DAS VELHAS ESTRELAS está sendo distribuído para 700 bibliotecas públicas de todo o Brasil. O sistema de distribuição alternativo vem permitindo o acesso aos livros para quem não mora em Curitiba e também estimula mais pessoas ler as obras.
Viaro é neto homônimo do pintor italiano que foi um dos mais ativos representantes do Modernismo nas Artes Visuais no Paraná. A capa do livro é ilustrada com o quadro “Homem sem Rumo”, do artista.

SERVIÇO
Lançamento do livro EMBAIXO DAS VELHAS ESTRELAS, de Guido Viaro.
Dia 18 de JUNHO, quarta, às 19h30.
Preço: R$ 20,00
Espaço Cultural Beto Batata
Rua Professor Brandão, 678. Alto da XV. Curitiba – PR.
Fone (41) 32620840

MAIS INFORMAÇÕES
www.guidoviaro.com.br