sexta-feira, 27 de junho de 2008

Grupo vencedor do prêmio TIM de música erudita se apresenta neste Domingo no Câmpus da Universidade Positivo

Grupo de câmara Solistas de Londrina executa Bachianas de Villa-Lobos,
solos de Vivaldi e La Muerte del Angel, de Piazzolla


CURITIBA, 26/06/2008 – O Domingo no Câmpus, série de música erudita promovida pela Universidade Positivo, apresenta dia 29 de junho concerto com o grupo Solistas de Londrina. A orquestra de música de câmara é reconhecida nacionalmente e no exterior. O grupo ganhou vários prêmios, como o TIM de Música Brasileira - melhor CD erudito e melhor arte visual; prêmio Saul Trumpet de melhor CD erudito do Paraná, e também o prêmio Talento Paraná.

Em 2004, o CD “Brasilianas”, pelo selo Zapell Music, foi lançado na Áustria, Alemanha e França. A orquestra também já acompanhou importantes solistas de prestigio internacional, como o violonista Yamandú Costa, o pianista Pablo Rossi e o oboísta Alex Klein.

A Orquestra de Câmara Solistas de Londrina foi criada em 1998. Atualmente é composta por 13 instrumentistas e tem como concepção artística atuar sem regente fixo. No concerto do dia 29, em Curitiba, o grupo terá a direção musical do violinista Evgueni Ratchev. Como Spalla (primeiro-violino) e solista, Ratchev já acompanhou uma das mais importantes Orquestras de Câmara da Bulgária, o “Studio Concertante”.

Programa

Na primeira parte do programa, o grupo Solistas de Londrina executará o Op.3 nº 11 de Vivaldi, com solos de Evgueni Ratchev e Afonso Barros no violino, e Kirill Bogatyrev no violoncelo. Na seqüência, Mozart, com Divertimento nº 1, Ré Maior, e Villa-Lobos, com a famosa obra Prelúdio ”Bachianas Brasileiras“ nº 4.

Após o intervalo, o concerto segue com a obra do compositor contemporâneo Benjamin Britten: Simple Symphony, Op. 4, para Orquestra de Cordas. Em seguida, o grupo apresenta Adágio para Coral, de Alberto Nepomuceno, e finaliza com Astor Piazzolla, executando La Muerte del Angel para Orquestra de Cordas.


Domingo no Câmpus – Temporada 2008 – Concerto 29 de junho:


Solistas de Londrina apresenta:


1º Parte

Vivaldi – Concerto Op. 3 nº 11, Ré menor – “L’Estro armonico” – Allegro, Adágio Spiccato e Tutti- Allegro, Largo e Spicato e Allegro. Solistas: Evgueni Ratchev e Afonso Barros (violinos) e Kirill Bogatyrev (violoncelo).
W.A.Mozart - Divertimento nº 1 (KV. 136), Ré Maior - Allegro, Andante e Presto.
Villa-Lobos - Prelúdio da” Bachianas Brasileiras“ nº4

2º Parte

Benjamin Britten - Simple Symphony,Op. 4 para Orquestra de Cordas
Alberto Nepomuceno - Adágio para Cordas
A. Piazzolla - La Muerte del Angel para Orquestra de Cordas


Dia 29 de junho, às 11 horas
Teatro Positivo – Pequeno Auditório – Rua Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300 – Campo Comprido (Estacionamento 8).
Ingressos: R$ 10 (estudantes e pessoas com mais de 60 anos pagam meia).
Informações: (41) 3317-3283 ou pelo e-mail
cultura@up.edu.br.