sexta-feira, 27 de junho de 2008

Apenas 15% das crianças com até três anos freqüentam creches



Lar Escola pretende aumentar o número de crianças atendidas de 160 para 400 com o projeto “Vamos fazer uma Vaquinha”

A falta de vagas em creches públicas é um problema que atinge o país inteiro. Segundo a PNAD, Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio, de 2006, apenas 15,5% das crianças com até três anos de idade freqüentam creches no país. Segundo os pais, esta situação acontece por falta de vagas ou por que não existem creches perto de suas residências.
O Lar Escola Doutor Leocádio José Correia, localizado no bairro Santa Cândida, é uma das instituições que enfrenta o problema da falta de vagas há alguns anos. Com espaço físico reduzido, o Lar tem capacidade para atender 160 crianças de 4 meses a 5 anos, porém a lista de espera ultrapassa 200 crianças.
As crianças atendidas pela instituição pertencem a famílias de baixa renda e têm no Lar Escola um aliado para o desenvolvimento educacional e social, recebendo toda a atenção necessária para que os problemas sociais não prejudiquem o crescimento moral. Durante o dia, são ministradas aulas de recreação, esportes, educação cívica e noções de higiene, além das crianças receberem as refeições necessárias para um crescimento saudável.
Percebendo a urgência em aumentar a capacidade para atender um número maior de crianças, um grupo de voluntários decidiu criar uma campanha para arrecadar fundos para realizar a obra da nova sede, e, em 2007, foi criada a campanha “Vamos Fazer Uma Vaquinha”. Desde o início da campanha, apenas 20% da meta de arrecadação foi atingida. Com a construção da nova sede, o objetivo é aumentar gradativamente a faixa etária das crianças atendidas, bem como ampliar a quantidade de crianças de 160 para 400. Os interessados podem colaborar de três formas: doação em dinheiro, materiais de construção ou cotas de patrocínio de eventos. Mais informações pelo site www.vaquinha.org.br

Sobre o Lar Escola:
Em 1963 foi fundado o Lar de Meninos Dr. Leocádio José Correia. A criação do Lar foi uma iniciativa do professor Maury Rodrigues da Cruz e dos membros da Sociedade Brasileira de Estudos Espíritas (SBEE), que sentiram necessidade de criar um lugar para cuidar de crianças carentes.
Sete anos depois, o nome da instituição mudou para Lar Escola Dr. Leocádio José Correia, e, em 1972, a primeira sede foi inaugurada com 30 crianças, que lá passavam o dia, aprendendo, enquanto os pais trabalhavam. Em 1979, a atual sede foi inaugurada, aumentando o atendimento para 160 crianças.